Cada vez mais esquecidos na sociedade atual.

sábado, 1 de outubro de 2011

Projeto Não - Violência

O Projeto Não-Violência® é uma Organização Não Governamental Internacional (ONG) que atua com a missão de 'desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência por intermédio das escolas'. O PNV promove ações de caráter educativo e preventivo em escolas da rede pública de ensino desde 1998.


Missão: "Desenvolver e fortalecer uma Cultura de Paz por intermédio das escolas".
Visão: "Ser referência nacional e multiplicadora de metodologias eficazes para fortalecer a cultura da não-violência nas escolas".


  •  Tornar a educação para a não-violência uma das prioridades da escola;
  •  Formar profissionais das escolas e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;
  •  Oportunizar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma Cultura de Paz.

O Projeto Não-Violência® é uma Organização Não Governamental Internacional, sem fins lucrativos, fundado em 1994 em Genebra (Suíça), sob o nome de Non-Violence Project Foundation.
Foi trazido para o Brasil (Curitiba – PR), em 1998, pelo empresário paranaense Roberto Demeterco que, com outros empresários, fundou a Associação Projeto Não-Violência Brasil (APNVB).

Arma em Nó

A escultura original da "Arma em Nó", foi criada em 1980 em memória a John Lennon. Seu criador, o artista Carl F. Reuterswärd, doou esta escultura à Yoko Ono, que por sua vez à doou para as Nações Unidas, onde está em permanente exposição. Várias réplicas desta escultura estão expostas em algumas das cidades que abrigam o Projeto, como Joanesburgo, Miami, Estocolmo e Curitiba.







O Projeto Não-Violência se inspira em líderes como Martins Luther King e Mahatma Gandhi. Eles foram homens que, diante de conflitos e divergências, procuraram buscar soluções pacíficas.






Reconhecendo a escola como uma instituição privilegiada para o fomento de uma cultura de paz, o Projeto Não-Violência tem investido seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária.
Mapeando os principais aspectos de influência para a ocorrência de situações de violência na escola, o Projeto Não-Violência tem trabalhado na busca de algumas soluções, como por exemplo:
  •  Investir na melhoria da relação professor-aluno;
  •  Questionar premissas relacionadas a práticas educativas tradicionais, buscando modelos mais eficazes;
  •  Priorizar a formação continuada de educadores como agentes multiplicadores;
  •  Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos.
Seguindo tais princípios, o PNV tem aprimorado sua metodologia ao longo destes 10 anos de trabalho e espera estar contribuindo diariamente na busca de relações mais pacíficas, lembrando as palavras de Gandhi: "Não há caminho para a paz, a paz é o caminho".



Nenhum comentário:

Postar um comentário